quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Carta aberta ao Sr. Veriador Eusébio Candeias

Carta aberta ao Exmo. Senhor Vereador Eusébio Candeias



Assunto: Pavimentação da Rua Sociedade Musical de Brejo Clérigo

Na sequência de anteriores contactos com as Exmas. Sras. Presidente da Câmara Municipal de Setúbal e da Junta de Freguesia de S. Simão, procura-se através da presente a colaboração da Câmara Municipal de Setúbal (CMS) na solução do assunto em epígrafe.
Não deixando a AUCA de confrontar a CMS com um problema dos moradores das Casas de Azeitão Núcleo Ponte 1 - Freguesia de S. Simão, Concelho de Setúbal, e que é já do conhecimento daquela entidade, estará disponível para colaborar do modo mais construtivo possível com a CMS.
Deste modo chama-se atenção para o exposto adiante.
A AUCA em representação dos moradores, vem pela presente solicitar que seja desenvolvida uma tentativa de resolver o problema da Pavimentação da Rua Sociedade Musical de Brejo Clérigo de maneira definitiva a curto prazo ou, não sendo possível, de maneira provisória de imediato.
Na verdade, o mau estado da Rua Sociedade Musical de Brejo Clérigo dificulta o acesso principal da urbanização, tendo os moradores e visitantes de entrar pelas traseiras da mesma.
Para além do aspecto visual da mesma, os moradores debatem-se diariamente com problemas graves relacionados com pó permanente, e que têm implicações sérias a nível da manutenção das habitações e jardins e sobretudo a nível de saúde (existem casos de moradores com problemas do foro alergológico, cujo estado de saúde tem vindo a ser afectado pela exposição diária ao pó).
Consequentemente, verificam-se gastos elevados (dispendidos pelos moradores) no consumo de água (para limpeza de fachadas, terraços, portas, janelas etc.) e energia para secar roupa (não pode secar ao sol), para além de se verem privados de conviverem ‘calmamente’ num dos espaços nobres da sua casa, ‘o jardim’.
Acresce, ainda, a degradação do muro exterior da urbanização, sem reparação possível antes da pavimentação sob pena de ficar igual em poucos dias.
Esta situação tem produzido um trânsito constante dentro da urbanização (que surge como alternativa à Rua Sociedade Musical de Brejo Clérigo) nomeadamente de pesados, a velocidade excessiva, pondo em causa a segurança dos moradores.
Em suma, a situação exposta, resume a má qualidade de vida a que os moradores estão sujeitos, tendo sido defraudadas as suas expectativas aquando da aquisição dos terrenos naquele espaço. Sublinhe-se, que o urbanizador (Camin) assegurou aos moradores que esta rua seria asfaltada em pouco tempo, por outro lado, esta urbanização mereceu a aprovação da CMS.
O conjunto da urbanização (cerca de 110 moradias construídas), pagam aproximadamente 130.000 euros anuais de imposto municipal sobre imóveis, não correspondendo as infra-estruturas circundantes.
Face ao exposto e à pressão diária que os moradores vêm fazendo junto da AUCA, vem esta associação propor:
Pavimentação com massas betuminosas sobre caixa de inertes compactada, (não seria nesta fase necessária a execução de passeios, e a rua é bastante larga possuindo terrenos laterais suficientes para a absorção natural das aguas pluviais, tendo também pendente para a rua Família de Bronze. (obra possível de realizar com os meios do Município)
Caso não seja possível, a solução acima apresentada, propomos uma regularização da via e aplicação de detritos de estrada devidamente compactados e rega betuminosa para agarramento. (solução provisória)
Certos de que a CMS e em particular V. Exa. darão a melhor atenção ao assunto exposto e conscientes de que o problema afectará certamente outros munícipes, que não os que a AUCA representa, subscrevemo-nos com elevada consideração,


Azeitão, 23 de Julho de 2008

A AUCA

Sem comentários: